O que tiver de ser será!

Centro de Donegal. Foto: Andréa Milhomem

Gosto de planejar tudo com antecedência e minimizar os riscos de que algo saia mal. Como não podia ser diferente, nas minhas viagens essa característica aparece bastante.

Exemplificando. Há tempos que eu queria conhecer Donegal, uma região no noroeste da Irlanda. Eu ainda não havia ido porque sempre me diziam que é um desses lugares que só vale a pena ir de carro. Como nunca me senti segura para dirigir na mão inglesa, fui adiando.

Em novembro passado, decidi pesquisar na Internet a opção de passeios guiados. Encontrei um que oferecia quatro circuitos diferentes. Como o tempo estava frio, mas, pelo menos, sem riscos de chuva, pensei: é agora!

Comprei a passagem de ônibus e reservei o hotel (sem opção de reembolso caso decidisse cancelar). Optei por dois passeios: um para o sábado e o outro para o domingo. Quando fui reservá-los, percebi que aquelas datas não estavam disponíveis. Mandei mensagem para a operadora, poderia ser um erro… Não me responderam. No dia seguinte, telefonei. Eles me informaram de que os passeios só são feitos no verão! Perguntei se havia outra empresa que prestasse o serviço e disseram que não, mas que eu tentasse me informar melhor no escritório de turismo.

Diante disso, a grande interrogação era o que faria dois dias inteiros numa cidade pequena. Para visitar, só havia um castelo…

Como um dos lugares mais turísticos e interessantes do condado era Slieve League, as mais altas falésias costeiras da Europa, tentei encontrar algum ônibus que me levasse até lá. Infelizmente, não havia nenhum ônibus direto que chegasse minimamente perto para ir andando.

Slieve League, Condado de Donegal. Foto: Andréa Milhomem

Resolvi relaxar. Do fundo da alma, pensei: se tiver que dar certo, dará. Caso contrário, eu aproveitaria o final de semana para descansar, ler.

Dormi tranquila e curti preguiça na cama ao acordar. Quando saí do quarto, por volta das 10h30, para tomar café da manhã, encontrei a dona. Bridie, uma senhora muito simpática e atenciosa, me perguntou o que eu tinha planejado fazer. Contei sobre minha frustração por não poder fazer os passeios. Ela, mais do que depressa, me disse que conhecia uma empresa que poderia estar disponível. Acrescentou que, provavelmente, eu já não conseguiria para aquele dia, sábado, porque a excursão saía sempre às 10h, mas ela tentaria para o dia seguinte… Ela pegou o telefone e ligou. John, o guia, disse que não faria o passeio no domingo, mas que naquele sábado o tour sairia, excepcionalmente, às 12 horas! Perfeito!

Tive tempo para tomar um excelente café da manhã, conheci o castelo e fui ao passeio, acompanhada apenas de duas francesas.

John nos levou a vários lugares interessantes, nos contou diversas histórias, tanto sobre a região quanto sobre a Irlanda, os irlandeses, a cultura, a língua. Deu dicas de restaurantes e bares para que pudéssemos aproveitar a noite.

O dia foi perfeito. E me serviu de lição. É bom, de vez em quando, deixar que as coisas tomem seu rumo. As surpresas podem ser bem agradáveis.

Sobre Donegal

Praia de Malinbeg, Condado de Donegal. Foto: Andréa Milhomem

A origem do nome vem do gaélico Dún na nGall, que significa “forte dos estrangeiros”. Designa  tanto o condado quanto a cidade principal. O termo Gall era empregado para designar os invasores nórdicos, os quais, possivelmente, foram os fundadores de Donegal.

A cidade de Donegal fica a 230km de Dublin, de onde se pode ir de carro, pela rodovia N3, ou de ônibus, com a companhia Bus Éireann, em aproximadamente quatro horas.

Informações sobre minha viagem

Visitei o Castelo de Donegal. Às margens do rio Eske, o castelo foi construído por Red Hugh O´Donnell em 1474. Foi de propriedade dos O´Donnells até 1607, quando foi tomado pelos ingleses. Vale a pena a visita.

Eu me hospedei no Diamond Lodgings. Desde antes de chegar, eu já estava satisfeita com o serviço. Como é um alojamento simples, a recepção fica aberta só até às 20 horas. Eu chegaria quase à meia noite. Enviei mensagem via Booking e a dona, Bridie, me respondeu rapidamente que não haveria problema. Passou o número celular dela e me pediu, apenas, que avisasse ao chegar para que  o marido abrisse a porta para mim. Bridie é simpática, solícita, dá dicas para tudo. Eu me senti em casa! O quarto é grande, limpo e a cama é bastante confortável.

A dica da Bridie para meu café da manhã foi  a casa de chá The Blueberry. Adorei! Ambiente aconchegante, opções variadas – e fartas – de comida. Pedi iogurte com mel e frutas vermelhas, scone (pão doce típico) e café americano. Infelizmente não abrem as domingos.

Jantei no Olde Castle Bar, sugestão do John. Excelente! Ótimo atendimento, bom ambiente e comida deliciosa. Comi o peixe assado do dia, com verduras. O acompanhamento era batata gratinada. Tomei uma pint de cerveja Coors Light.

A excursão que contratei foi a Donegal Wild Atlantic Tour. Graças a Bridie, como relatei anteriormente. Passamos por Killybegs, o maior porto pesqueiro da Irlanda; Malinbeg, uma das praias mais bonitas do país; Slieve League, as falésias costeiras mais altas da Europa; e vários outros lugares interessantes. O caminho em si já é espetacular. John vai contando histórias durante todo o percurso. Vale muito a pena. Contato: info@walkingireland.ie; www.johnsireland.com & www.walkingireland.ie.

espanhaLo que ha de ser, será

Slieve League, Condado de Donegal. Foto: Andréa Milhomem

A mi me gusta planear todo con antelación y minimizar los riesgos de que algo salga mal. Y, por supuesto,  en mis viajes es cuando esta característica más aparece.

Hacía tiempo que quería conocer Donegal, una región al noroeste de Irlanda. Tardé en visitarla porque siempre me decían que es uno de esos lugares que sólo vale la pena ir en coche. Como nunca me he sentido segura para conducir por la izquierda, lo fui aplazando.

El Noviembre pasado, decidí, por fin, buscar en Internet visitas guiadas. Encontré una que ofrecía cuatro circuitos diferentes. Me pareció una gran idea. Como el tiempo estaba frío, pero, al menos, sin riesgos de lluvia, pensé: ¡este es el momento ideal!

Compré el billete de autobús y reservé el hotel. Opté por dos paseos: uno para el sábado y otro para el domingo. Pero, cuando fui a reservarlos, me di cuenta de que las fechas elegidas no estaban disponibles. Envié un mensaje a la agencia de viajes, a lo mejor podría ser un error … No me contestaron. Al día siguiente, llamé a la oficina. ¡Me informaron que los paseos sólo se hacían en verano! Les pregunté si había otra empresa que hiciera el servicio y dijeron que no, pero que lo mejor sería que me informara en la oficina de turismo.

Si no pudiera hacer esas excursiones, el gran interrogante, entonces, seria lo que haría dos días enteros en una ciudad tan pequeña. Que yo supiera, sólo había un castillo para visitar…

Playa de Malinbeg, Condado de Donegal. Foto: Andréa Milhomem

Me puse a buscar opciones de autobús para uno de los lugares más turísticos e interesantes del condado, Slieve League, los acantilados costeros más altos de Europa. Desgraciadamente, no había ningún autobús directo que llegase mínimamente cerca para ir caminando.

Así que decidí relajarme. Desde el fondo del alma pensé: lo que tenga que ser, será. Si no puedo hacer las excursiones, aprovecharé el fin de semana para descansar y leer.

Dormí tranquila y al despertarme, me quedé en la cama, sin prisas. Cuando salí de la habitación, alrededor de las 10.30, para tomar el desayuno, encontré a la dueña. Bridie, una señora muy simpática que me preguntó qué había planeado hacer. Le conté que había tenido mala suerte en relación con las excursiones. Ella enseguida me dijo que conocía una agencia que hacía ese tipo de salida. Probablemente, yo ya no conseguiría sitio para ese día, sábado, porque la excursión salía siempre a las 10h, pero tal vez para el día siguiente… Ella llamó a John, el guía, que dijo que no haría ninguna salida aquél domingo, pero que el del sábado sería, excepcionalmente, a las 12 de la mañana. ¡Perfecto!

Con eso, aún tuve tiempo para tomar un excelente desayuno, conocer el castillo y unirme a la excursion. En el tour estaba acompañada solamente de dos chicas francesas.

John nos llevó a varios lugares interesantes, nos contó varias anécdotas, tanto sobre la región como sobre Irlanda, los irlandeses, la cultura, la lengua. Además, sugirió restaurantes y bares para que pudiéramos disfrutar de la noche.

El día fue perfecto. Y me sirvió de lección. Es bueno, de vez en cuando, dejar que las cosas tomen su propio rumbo, improvisar sobre la marcha. Las sorpresas pueden ser bastante agradables.

Sobre Donegal

El origen del nombre viene del gaélico Dún na nGall, que significa “fuerte de los extranjeros” Designa tanto el condado como la ciudad principal. El término Gall era empleado para designar a los invasores nórdicos, los cuales, posiblemente, fueron los fundadores de Donegal.

La ciudad de Donegal está situada a 230 km de Dublín, desde donde se puede ir en coche, por la autopista N3, o en autobús, con la compañía Bus Éireann, en aproximadamente cuatro horas.

Información sobre mi viaje

Visité el Castillo de Donegal. A las orillas del río Eske, el castillo fue construido por Red Hugh O’Donnell en 1474. Fue propiedad de los O’Donnells hasta 1607, cuando fue tomado por los ingleses. Vale la pena la visita.

Castillo de Donegal. Foto: Andréa Milhomem

Me alojé en el Diamond Lodgings. Desde antes de llegar, ya estaba contenta con el servicio. Como es un alojamiento sencillo, la recepción cierra a las 20:00. Yo llegaría casi a las 12 de la noche. Envié un mensaje de texto a la dueña, a través de Booking, y Bridie me contestó rápidamente que no había problema. Me pasó su móvil y me pidió que avisara al llegar para que el marido me abriera la puerta. Bridie es simpática, solícita, da consejos para todo. ¡Me sentí en casa! La habitación es grande, limpia y la cama es bastante cómoda.

Bridie me sugirió que desayunara en la casa de té The Blueberry. ¡Me encantó! El ambiente es acogedor y hay opciones variadas de desayuno. Pedí yogurt con miel y frutos rojos, scone (pan dulce típico) y café americano. Lamentablemente no abren los domingos.

Cené en el Olde Castle Bar, una sugerencia de John. ¡Estupendo! Los camareros son simpáticos, buen ambiente y la comida es riquísima. Elegí el pescado asado del día con verduras y patata gratinada. Tomé una pinta de cerveza Coors Light.

La excursión que contraté, gracias a Bridie, como dije anteriormente, fue Donegal Wild Atlantic Tour. Pasamos por Killybegs, el mayor puerto pesquero de Irlanda; Malinbeg, una de las playas más bonitas del país; Slieve League, los acantilados costeros más altos de Europa; y varios otros lugares interesantes. El trayecto es espectacular. John va contando historias durante todo el recorrido. Merece la pena. Contacto: info@walkingireland.ie; www.johnsireland.com y www.walkingireland.ie.

DSC_3834-EFFECTS (1)
Restaurante Olde Castle Bar y la casa de té The Blueberry. Foto: Andréa Milhomem

bandeirasWhat will be will be

I’m the kind of person that likes to plan everything in advance to minimize the risks of something going wrong. That’s my peculiarity as a traveller as well.

I’ve long wanted to get to know Donegal, a county northwest of Ireland. I was postponing it because people used to say it is one of those places that it is better to go by car. Since I have never felt safe to drive on the left side of the road, I was putting it off.

Last november, I decided to search on the Internet for guided tours. I found one that offered four different routes. As the weather was cold, but at least without chance of rain, I thought it was the right moment!

I bought the bus ticket and booked the hotel. I chose two tours: one for Saturday and other  for Sunday. When I tried to book them, however, I noticed those dates were not available. I texted them. It could be a mistake…  As the travel agency did not reply, I called them the next day. They informed me the tours were only in the summer! I asked if there was another travel agency that could provide the service and they said no. They suggested me to call the tourist office.

A cottage along The Wild Atlantic Way. Photo: Andréa Milhomem

I asked myself how could I spend two whole days in a small town, if I couldn’t go on the tours. The castle was the only place I knew that was worth a visit…

In the county, the most touristic and interesting place to go is Slieve League, the highest coastal cliffs in Europe. So I tried to find a bus that could take me there, even if I had to walk a little bit. Unfortunately, there were no direct buses.

I decided to relax. From the bottom of my heart, I thought: if it’s meant to happen, it will. There was no need to rush. I could enjoy the weekend resting or reading…

I slept well and spent some time in bed in the morning. When I left the room around 10:30am for breakfast, I met the owner, Bridie, a very nice lady. She asked me what I had planned to do. I told her about my difficulty finding the tours. She said she knew a guy that used to take tourists to that route. I probably would not be able to get the tour that day, Saturday, because it always leaves at 10am, but maybe for the next day… She called him. John, the guide, said he would not do the tour on Sunday, but that day it would be at 12! Just perfect!

I had time to have an excellent breakfast, I visited the castle and went on the tour with two French girls.

John took us to several interesting places, told us a lot of stories about Ireland, the Irish, the culture, the language and about Donegal County. He suggested restaurants and pubs in town so we could enjoy the evening.

The day was perfect. And I’ve learned my lesson. It is good let life flow naturally. Once in a while it is good to enjoy the unplanned, the unexpected.

About Donegal

Donegal Castle. Photo: Andréa Milhomem

The name Donegal comes from the Irish Dún na nGall, meaning “fort of the foreigners” and is the name of both the county and its principal town. The term Gall was usually applied to Norse invaders who possibly may well have founded Donegal.

Donegal County is situated in the northwest of Ireland. Donegal town is around 230km from Dublin. By car, you can take via N3 or you can go by bus, with the company Bus Éireann.

About my trip

Muckros Head, Donegal County. Photo: Andréa Milhomem

I visited Donegal Castle. On the banks of the River Eske, the castle was built by Red Hugh O’Donnell in 1474. It was owned by the O’Donnells until 1607, when it was taken by the English. It’s worth a visit.

I stayed at Diamond Lodgings. Before arriving, I was already satisfied with their service. As it is a simple accommodation, the reception is opened only until 8pm. I would arrive almost at midnight. I sent them message via Booking. Bridie, the owner, replied quickly that it wouldn’t be a problem. She gave me her cell phone number and asked me to let her know when I’d arrive so her husband would open the door for me. Bridie is friendly, helpful, gives tips for everything. I felt at home! The room is large, clean and the bed is quite comfortable.

Bridie suggested I should have breakfast at the Blueberry Tearoom. I loved it! Cozy atmosphere and many food options. I ordered yoghurt, honey and red fruits, scone and American coffee. Unfortunately they do not open on Sundays.

I followed John’s suggestion and I had dinner at Olde Castle Bar. Excellent! Great service, good atmosphere and delicious food. I ate a roasted fish with vegetables and potato gratin. I had a pint of Coors Light.

The tour I hired was the Donegal Wild Atlantic Way. Thanks to Bridie, as I said before. We passed by Killybegs, the largest fishing port in Ireland; Malinbeg, one of the most beautiful beaches in the country; Slieve League, the highest coastal cliffs in Europe; and several other interesting places. The route is spectacular. John tells stories all the way. It’s a worthwhile expenditure of time. Contact: info@walkingireland.ie Information: www.johnsireland.com & www.walkingireland.ie.